FAQ's
  • A minha zona está abrangida pelo projeto de Recolha Porta-a-Porta?
    Para saber se a sua zona está abrangida pelo projeto, aceda à secção O Projeto em www.pap.suldouro.pt.
  • Porque é que não tenho acesso a contentores para colocar no interior do meu apartamento, como os que vi serem usados em moradias?
    Nos apartamentos, consideramos que a solução mais praticável e cómoda para os habitantes seria a colocação de contentores de maior capacidade nos compartimentos para resíduos de cada prédio ou, quando estes não existem, nos espaço mais próximo junto à porta do prédio. Com os contentores partilhados, cada habitante pode fazer a separação de forma igualmente cómoda. Trouxemos o ecoponto para perto de si.
  • Quais são as vantagens de aderir a este projeto?
    Para além da comodidade e dos benefícios ambientais proporcionados pela recolha porta a porta, o projeto será benéfico a nível económico. O nosso país e, com ele, a Suldouro, encontram-se vinculados ao cumprimento de metas de desempenho na gestão dos resíduos urbanos, entre as quais se encontra o aumento da reciclagem e a diminuição da utilização de aterros. O incumprimento das metas poderá penalizar a Suldouro e influenciar o custo do serviço prestado. Desta forma, promovendo a separação, e com o apoio dos munícipes, será possível aumentar os índices de reciclagem, contribuindo para o cumprimento das metas e tornando sustentável o custo do serviço prestado. Para além disso, a transformação de resíduos em produtos e em energia, na reciclagem, diminui a fatura económica dos cidadãos e do país, libertando recursos para investir em melhores condições de vida.
  • Onde devo depositar cuvetes ou bases de esferovite/metal das embalagens de comida?
    No contentor de tampa amarela.
  • As latas de conserva (atum, feijão, cogumelos, salsichas, etc.) e as latas de bebidas podem ser recicladas?
    Podem e devem. Na dúvida, procure na embalagem o símbolo , que significa que é reciclável. Separe-as e coloque-as no contentor de tampa amarela. Não precisa de as lavar. Sugestão: escorra-as e esvazie-as bem antes de as depositar, para evitar maus cheiros com origem no contentor enquanto este aguarda recolha por parte da Suldouro. Procure praticar sempre este pensamento: (1) certifique-se de que usou os produtos até ao fim antes de depositar as embalagens; (2) antes de se ver livre delas, pense na possibilidade de as reutilizar num fim que evite uma compra nova ou de substituição; (3) quando for comprar um produto novo ou de substituição, reflita sobre a necessidade da compra, lembre-se dos dois passos anteriores e compre sempre com inteligência: escolha um produto amigo do ambiente. Lembre-se: no poupar é que está o ganho, na carteira e no ambiente.
  • É obrigatório lavar as embalagens e garrafas/frascos antes de as depositar separadamente nos contentores respetivos do ecoponto?
    Não é necessário lavar as embalagens de comida (latas e cuvetes de esferovite/metal, etc.) antes de as depositar no contentor de tampa amarela ou as garrafas e frascos de vidro antes de os depositar no contentor de tampa verde. Todavia, para evitar maus cheiros com origem nos contentores enquanto estes não são recolhidos, é recomendável escorrer e esvaziar bem o conteúdo das embalagens e das garrafas.
  • As embalagens de sprays de desodorizantes ou laca, embalagens de espuma de barbear e outras semelhantes podem ser recicladas?
    Podem e devem. Na dúvida, procure na embalagem o símbolo , que significa que a embalagem é reciclável. Separe-as e coloque-as no contentor de tampa amarela. Não precisa de as lavar.
    Sugestão:
    Procure praticar sempre este pensamento: (1) certifique-se de que usou os produtos até ao fim antes de depositar as embalagens; (2) antes de se ver livre delas, pense na possibilidade de as reutilizar num fim que evite uma compra nova ou de substituição; (3) quando for comprar um produto novo ou de substituição, reflita sobre a necessidade da compra, lembre-se dos dois passos anteriores e compre sempre com inteligência: escolha um produto amigo do ambiente. Lembre-se: no poupar é que está o ganho, na carteira e no ambiente.
  • Onde devo colocar os guardanapos de papel usados?
    Os guardanapos de papel usados (com restos de gordura e comida) devem ser colocados no contentor de resíduos indiferenciados. Se faz compostagem em casa, pode misturá-los na pilha de compostagem.
  • Onde devo colocar os pacotes de bebida e de leite?
    Os pacotes de bebida e de leite devem ser colocados no contentor de tampa amarela.
  • Onde devo colocar as fraldas e pensos higiénicos?
    As fraldas e pensos higiénicos devem ser colocados no contentor de resíduos indiferenciados.
  • Onde devo colocar as garrafas e os frascos de plástico?
    As garrafas e os frascos de plástico devem ser colocadas no contentor de tampa amarela.
  • Onde devo colocar as garrafas e os frascos de vidro?
    As garrafas e os frascos de vidro devem ser colocados no contentor de tampa verde.
  • Onde devo colocar os sacos de plástico?
    Os sacos de plástico devem ser colocados no contentor de tampa amarela.
  • Tenho dúvidas sobre a separação e destino de outros resíduos.
    Consulte as regras de separação em http://www.pontoverde.pt
    regras_de_separacao.php Dirija-se a um dos ecocentros da Suldouro: http://www.suldouro.pt/ecocentros/
    Consulte a linha Info Porta-a-Porta 939 107 970 ou a Ecolinha 800 230 215 da Suldouro
  • A adesão à recolha seletiva é gratuita?
    Sim, a adesão ao projeto de recolha seletiva é gratuita. Os contentores que são distribuídos no momento da adesão, e que permitem fazer a separação de papel/cartão, plástico/metal/ECAL e vidro, em casa, são gratuitos. A adesão à recolha seletiva porta-a-porta não introduz custos adicionais na fatura do serviço de gestão de resíduos.
  • Como posso solicitar a adesão à recolha seletiva porta-a-porta?
    Vá à homepage deste sítio e use a hiperligação "geral@suldouro.pt". Peça a adesão através do e-mail indicado. A Suldouro entrará em contacto consigo para avaliar o seu pedido.
TOPO
INFO
geral@suldouro.pt | Info Porta-a-Porta: 939 107 970
PROMOTOR
PARCERIAS
APOIO