Estamos aqui para dar novidades sobre o projeto RecycAl.

Recordamos a origem do projeto: é um estudo europeu sobre o aproveitamento de resíduos de alumínio para produção de peças automóveis que até à data são feitas com o recurso natural.

A Suldouro contribuiu para o projeto com alumínio oriundo da recolha seletiva junto dos munícipes de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira. Este fornecimento exigiu da Suldouro um esforço especial dado que além da separação usual do alumínio presente no contentor amarelo de plástico/ metal, foi solicitado pelos parceiros do projeto a triagem entre embalagem e não embalagem. Assim ocorreu o primeiro passo.

Em seguida as duas frações do alumínio foram em viagem até Zaragoza, Espanha, para a empresa IDALSA, cuja responsabilidade era transformar cada fração em lingotes prontos a serem processados por high shear process (HSP) na Universidade de Brunel, Inglaterra.

A análise consequente da composição revelou dados interessantes sobre as ligas metálicas presentes. Os resultados encontram-se descritos em maior pormenor no artigo http://www.recycal-project.eu/news/recycled-material-processed-ready-for-high-shear-process/ .

 

Podem ainda consultar as mais recentes novidades na página da Internet http://www.recycal-project.eu/news/ .