17 DE FEVEREIRO, 2023

A SULDOURO, concessionária da EGF, apresentou hoje, a convite do Município de Vila Nova de Gaia na pessoa do Senhor Presidente, Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, o projeto da Selagem do Aterro Sanitário de Sermonde, no Auditório Maestro José Gomes (Espaço + Grijó).

 

Esta apresentação realizada pelo Administrador-Delegado José Coelho, com o mote “Um Passado com Futuro” começou por descrever toda a atividade de tratamento e valorização dos resíduos urbanos produzidos em Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, desde a construção do aterro, em 1996, até aos dias de hoje, e em particular na preparação da selagem do aterro sanitário em Sermonde, estando previsto o arranque dos trabalhos de selagem definitiva a 1 de janeiro do próximo ano. José Coelho descreveu que o investimento de 3,9 milhões de euros prevê, entre outras operações, a conclusão da instalação do sistema de impermeabilização da selagem e cobertura final, a construção de um parque de estacionamento e os trabalhos de preparação para o enquadramento paisagístico do aterro.

 

A propósito desta iniciativa, Miguel Lisboa, Presidente do Conselho de Administração da Suldouro, refere que o trabalho de referência a nível nacional, desenvolvido pela Suldouro, teve como prioridade da sua atividade a prestação de um serviço público de excelência em prol de toda a comunidade.

 

O presidente do Município, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou a importância do encerramento do aterro e do relevante trabalho conjunto entre a Suldouro, os técnicos da Câmara e a empresa Águas de Gaia. Destacou ainda a confiança no trabalho executado, o que nos permite olhar para os grandes desafios do futuro com otimismo. Por fim, lançou diversos desafios destacando que o primeiro passo será “mobilizar a comunidade como um todo para, até julho, auscultar os seus desejos quanto aos fins que este espaço pode vir a ter”.

 

A Suldouro agradece ao Município de Vila Nova de Gaia, na pessoa do Sr. Presidente desta autarquia esta iniciativa, e a todos os presentes, a qual permitiu mostrar à comunidade tudo o que se faz em prol da mesma e da sustentabilidade ambiental.