07 DE FEVEREIRO DE 2022

A Suldouro, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos Municípios de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia, aumentou a recolha seletiva trifluxo 8% face ao ano de 2020. Registou-se um aumento em todos os materiais recicláveis recolhidos (papel/cartão, 7%; plástico/metal 9% e vidro 8%).  A recolha seletiva porta a porta doméstica teve um papel preponderante nesta evolução, representando já cerca de 37% na recolha seletiva total do trifluxo.

 

Este aumento deveu-se ao investimento que a Suldouro fez na recolha seletiva de resíduos de embalagem, nestes últimos anos, nomeadamente em viaturas, contentores para a recolha seletiva porta a porta e ações de comunicação e sensibilização ambiental, os quais permitiram aumentar esta recolha em mais de 78% desde 2016.

 

Este investimento está integrado numa candidatura financiada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) e, concretiza uma opção estratégica gizada no PAPERSU em resposta aos desafios introduzidos pelo PERSU 2020 no que respeita ao incremento da reciclagem multimaterial, contribuindo desta forma na melhoria do serviço prestado aos dois municípios.

 

Os anos de 2020 e de 2021 foram bastante atípicos dada a situação pandémica que todos vivemos, ainda assim a Suldouro assegurou a continuidade da sua atividade de recolha e tratamento de resíduos. Assim, agradecemos o contributo de toda a população para a obtenção dos resultados alcançados, bem como, dos nossos trabalhadores e garantimos o nosso empenho para em conjunto alcançarmos as ambiciosas metas da reciclagem.