26 DE NOVEMBRO DE 2021

A Suldouro, concessionária da EGF, inaugurou hoje em Sermonde - município de Vila Nova de Gaia, a nova central de triagem de materiais, cofinanciada em 85% pela União Europeia através do POSEUR (Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), e que implicou um investimento no valor de 2,7 Milhões de Euros.
 
Este valor dá seguimento ao ciclo de investimentos dos últimos 6 anos no valor de 20M€, sendo que 4,6M€ foram investidos na recolha seletiva porta-a-porta, que abrange um potencial de 40.000 habitações e que permitiu aumentar esta recolha seletiva em mais de 60% neste período.
 
A nova central de triagem permite separar 4,5 toneladas por hora de embalagens para reciclar e garante, nesta fase, o trabalho direto a 39 trabalhadores.
 
A propósito desta iniciativa, Miguel Lisboa, Presidente do Conselho de Administração da empresa, refere que “estes investimentos permitem-nos afirmar que a Suldouro está empenhada no cumprimento das metas exigentes do país e que o novo ciclo de investimentos 2022-2024 permitirá dar continuidade aos objetivos ambiciosos definidos para a gestão de resíduos e de recursos”.
 
O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes; da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa; do Presidente do Conselho de Administração da EGF, Emídio Pinheiro; do Presidente do Conselho de Administração da Suldouro, Miguel Lisboa; e dos Presidentes das Câmaras Municipais de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia, Emídio Sousa e Eduardo Rodrigues, respetivamente.